Enade

sábado, 29 de outubro de 2016

Qual é a diferença entre multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade?

                     Você já deve ter ouvido sobre estas palavras, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, mas para que serve? Qual a diferença? Vivemos uma globalização e disseminação do conhecimento enorme, onde as informações que vivenciamos desde o mundo escolar até o mundo acadêmico ainda nos causam duvidas, medos, frustações em diversas disciplinas e ciências as quais estudamos. Segundo Maria de Fátima Girardelli, Manaus – AM, o mundo é uma totalidade. Mas, sendo tão grande e complexo, seu conhecimento é feito pelas partes. Foi essa ideia de que a fragmentação facilita a compreensão do conheci mento cientifico que orientou a elaboração dos currículos básicos em um certo numero de disciplinas consideradas indispensáveis à construção do saber escolar. Tal simplificação, por outro lado, complicou a compreensão de fenômenos mais complexos. A solução para o problema foi relacionar as varias disciplinas do currículo.
          Segundo Piaget, as relações entre disciplinas podem se dar em três níveis: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdiciplinaridade. Na multidisciplinaridade, recorremos a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si. Assim, ao analisar uma pintura renascentista, podemos usar dados vindos da História, da Química e da Educação Artística. A História conta, por exemplo, quando foi o período chamado Renascimento. A Química descreve a composição do material usado na pintura. A Educação Artística lida com seus aspectos estéticos – as cores usadas, a disposição dos elementos na tela e dai por diante. Neste caso, cada matéria contribui com informações pertinentes ao seu campo de conhecimento, sem que houvesse uma real integração entre elas. Essa forma de relacionamento entre as disciplinas é a menos eficaz para a transferência de conhecimentos para os alunos.

                    Na interdisciplinaridade, estabelecemos uma interação entre duas ou mais disciplinas. No exemplo anterior, haveria interdisciplinaridade se ao estudar a pintura, relacionássemos o contexto histórico do Renascimento com os temas usados pelos artistas de então e sobre as técnicas empregadas por eles. A análise do material utilizado na pintura poderia ser ampliada para um estudo do desenvolvimento tecnológico ao longo do tempo. O ensino baseado na interdisciplinaridade proporciona uma aprendizagem muito mais estruturada e rica, pois os conceitos estão organizados em torno de unidades mais globais, de estruturas conceituais e metodológicas compartilhadas pro várias disciplinas.  Na transdisciplinaridade a cooperação entre as várias matérias é tanta, que não dá mais para separá-las: acaba surgindo uma nova “ macrodisciplinaridade”. Um exemplo da transdisciplinaridade são as grandes teorias explicativas do funcionamento das sociedades. Esse é o estágio de cooperação entre as disciplinas mais difícil de ser aplicado na escola, pois há sempre a possibilidade de um disciplina “ imperialista “ sobrepor-se  às outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário