Você já deve ter ouvido sobre estas palavras,
multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, mas para
que serve? Qual a diferença? Vivemos uma globalização e disseminação do
conhecimento enorme, onde as informações que vivenciamos desde o mundo escolar
até o mundo acadêmico ainda nos causam duvidas, medos, frustações em diversas
disciplinas e ciências as quais estudamos. Segundo Maria de Fátima Girardelli, Manaus
– AM, o mundo é uma totalidade. Mas, sendo tão grande e complexo, seu
conhecimento é feito pelas partes. Foi essa ideia de que a fragmentação
facilita a compreensão do conheci mento cientifico que orientou a elaboração
dos currículos básicos em um certo numero de disciplinas consideradas indispensáveis
à construção do saber escolar. Tal simplificação, por outro lado, complicou a
compreensão de fenômenos mais complexos. A solução para o problema foi
relacionar as varias disciplinas do currículo.
Segundo Piaget, as relações entre disciplinas podem se dar
em três níveis: multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e
transdiciplinaridade. Na multidisciplinaridade, recorremos a informações de
várias matérias para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de
interligar as disciplinas entre si. Assim, ao analisar uma pintura
renascentista, podemos usar dados vindos da História, da Química e da Educação
Artística. A História conta, por exemplo, quando foi o período chamado
Renascimento. A Química descreve a composição do material usado na pintura. A Educação
Artística lida com seus aspectos estéticos – as cores usadas, a disposição dos
elementos na tela e dai por diante. Neste caso, cada matéria contribui com
informações pertinentes ao seu campo de conhecimento, sem que houvesse uma real
integração entre elas. Essa forma de relacionamento entre as disciplinas é a
menos eficaz para a transferência de conhecimentos para os alunos.
Na interdisciplinaridade, estabelecemos uma interação entre
duas ou mais disciplinas. No exemplo anterior, haveria interdisciplinaridade se
ao estudar a pintura, relacionássemos o contexto histórico do Renascimento com
os temas usados pelos artistas de então e sobre as técnicas empregadas por
eles. A análise do material utilizado na pintura poderia ser ampliada para um
estudo do desenvolvimento tecnológico ao longo do tempo. O ensino baseado na
interdisciplinaridade proporciona uma aprendizagem muito mais estruturada e
rica, pois os conceitos estão organizados em torno de unidades mais globais, de
estruturas conceituais e metodológicas compartilhadas pro várias disciplinas. Na transdisciplinaridade a cooperação entre as
várias matérias é tanta, que não dá mais para separá-las: acaba surgindo uma nova
“ macrodisciplinaridade”. Um exemplo da transdisciplinaridade são as grandes
teorias explicativas do funcionamento das sociedades. Esse é o estágio de
cooperação entre as disciplinas mais difícil de ser aplicado na escola, pois há
sempre a possibilidade de um disciplina “ imperialista “ sobrepor-se às outras.
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