Enade

domingo, 28 de agosto de 2016

Inscrições para vagas remanescentes do Fies começaram segunda 22

Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta segunda (22)

Publicado em: 23/08/2016
A portaria foi divulgada pelo Ministério da Educação e publicada no Diário Oficial na sexta-feira (19)
Começaram segunda (22), o período de inscrição para a ocupação das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES. As candidaturas para o segundo semestre de 2016 poderão ser feitas online, pelo endereço http://fiesselecao.mec.gov.br.
O edital de vagas foi liberado pelo Ministério da Educação (MEC) e divulgado nesta sexta-feira (19), no Diário Oficial da União (DOU). Embora não tenha sido liberado o número total de vagas, esta é uma nova oportunidade para que os estudantes ingressem no ensino superior, conforme destaca o diretor de Programas Estudantis do Grupo Ser Educacional, Emerson Lavôr. “Essa é uma grande oportunidade de o estudante conseguir o FIES ainda neste semestre, independente de processo seletivo. As vagas serão disponibilizadas em vários cursos, e aquele que fizer a inscrição primeiro no endereço eletrônico, será pré-selecionado para a vaga escolhida e poderá dar seguimento ao processo de conclusão da inscrição no portal do SisFIES http://sisfiesportal.mec.gov.br “, explica.
Os prazos para as inscrições variam de acordo com a situação do candidato, conforme abaixo:
22 a 28 de agosto
Para o estudante não graduado, que tenha sido pré-selecionado no processo seletivo regular do FIES referente ao segundo semestre de 2016, e não tenha firmado o contrato de financiamento pelo FIES;
26 a 28 de agosto
Para o estudante graduado, que tenha sido pré-selecionado no processo seletivo regular do Fies referente ao segundo semestre de 2016, e não tenha firmado o contrato de financiamento pelo Fies;
29 de agosto a 5 de setembro
Para o estudante não graduado, que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de instituição de educação superior (IES) em que não está matriculado;
2 a 5 de setembro
Para o estudante graduado, que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de IES em que não está matriculado;
29 de agosto a 2 de dezembro
Para o estudante não graduado, que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de IES em que está matriculado;
2 de setembro a 2 de dezembro
Para o estudante graduado, que se inscrever para uma vaga remanescente em curso de IES em que está matriculado.
De acordo com o edital, após a realização da inscrição no FiesSeleção, o estudante deverá acessar o Sistema Informatizado do Fies no endereço eletrônico http://sisfiesportal.mec.gov.br e concluir a inscrição nos dois dias úteis subsequentes.
Após a conclusão da inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Instituição de Ensino nos 5 (cinco) dias subsequentes ao da conclusão da inscrição. 
Pode se inscrever o estudante que tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a zero; possua renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.

Essa arte me encanta.

       Cresça em boa terra, aprofunde suas raízes mas chegando o tempo de mudanças não se preocupe, existe terra boa em todo lugar. Até mesmo em seu quintal.



Essa arte me encanta.

Sempre que tenho algo a colher em meu quintal, principalmente bananas, como essas, que acabo de colher , fico pasma por alguns longos segundos ........Puxa!! O fruto apareceu!! O fruto que veio no tempo certo, sem forçação de barra, o fruto que se esperava, mas que não se sabia ao certo se viria, e em que tempo, contudo está ai.
Faz-me lembrar tantas coisas, tantas pessoas. Sinto-me como a bananeira, alvo de expectativas, especulações e até reuniões para saber se daria algum fruto, por ter recebido tanto tratamento primoroso, mas e afinal onde está o fruto que ninguém vê? Deliberadamente, vamos cortar? Ouvi-se uma voz ___ vocês não podem ver o mangará se formar; está por dentro.

Ah!! Minhas origens, não as esqueço.
Contrariando a muitos, que aram a terra, semeiam, mas não permitem que se faça a muda quando esta, está em um tamanho maior, relato por meio dessa que todas as bananeiras que aqui hoje tenho, nenhuma havia, as trouxe em tamanho adulto. Seus frutos não são mirrados, são grandes de sabor maravilhoso e sempre são divididos com alguns da vizinhança.
Uns plantam, outros colhem, mas Deus é quem dá o crescimento.

Acredite que Deus está no controle de todas as árvores, não impeçais que sejam replantadas em outro lugar, afinal o que as mantem sempre verde são as águas e não suas mãos.


Abs. Geninha

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

A Leitura é uma arte


                   A Leitura é uma arte... Há 40.000 anos o homem pintava nas paredes das cavernas touros e bisões, renas e cavalo, o que era denominado pictografia. Muita coisa mudou desde então. Acredito que a mais atual paráfrase em torno desse inicio é: “quer que eu desenhe?”. E eu digo, por que não?!
E que bom que eu cresci ouvindo e prestando atenção a tudo isso. Qualificou-me como uma boa ouvinte. Mas, tenho muito que agradecer aos professores que tive do ensino médio pra trás. A partir dai, aprendi a falar. Fui incentivada a ler, reler até entender. E quando o entendimento não existia, foi por não ter lido corretamente. Simples assim
.                   Ler é um exercício digamos que ”muscular” e quando transformado em hábito é um “santo remédio”. Apontam alguns pesquisadores que ajuda na memória, previne algumas doenças como a Alzheimer e outras demências.
                    Fortalece o seio familiar quando praticada em família.
                    E ao nos depararmos com algumas questões a serem resolvidas no dia a dia, precisamos de informações e por meio da leitura encontramos capacidade de resolução. E, não por menos a leitura é o eixo principal a colaborar nos estudos e por que não dizer que tem poder para promover a cidadania? Sim! Só existe uma boa cidadania quando se tem cidadãos leitores assíduos.
                    A leitura de algum livro espiritual também é transformadora. Sem dúvidas são inúmeros os benefícios trazido pelo hábito de ler. Aproveite todo esse nosso bate- papo para começar a se exercitar com mais frequência.
                    Então você ler o que fora escrito e imagina ouvi-lo:
                    __Estou “lendo o “livro tal” e já tenho separado” “tal livro”, para assim que terminar um, começar o outro.
                   Ora, se estou lendo algo, logo sei que alguém escreveu. Qual problema terá se eu disser:                    Estou lendo Fernando Pessoa?! Para um bom leitor, problema nenhum.
                   Eis a questão... Você envia uma mensagem dizendo:
                   Manda uma mensagem... Vou querer te ler (a quem se diz leitor de tudo). Em seguida, você percebe que chegou uma mensagem e então...
                   __Se quiser me ler, vai ter que pedir para eu tirar a camisa. Porque o único canto que tenho algo escrito é uma tatuagem que tenho no peito.
Como disse em certa ocasião uma queridíssima:
“Desfibrilador, por favor!”.

Bons dias!
Abs. Geninha