Enade

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Personagens reais que influenciaram o filme O Grande Desafio

File:Melvin B Tolson.jpg


Melvin Tolson Beaunorus (06 de fevereiro de 1898 - 29 de agosto de 1966) foi um americano modernista poeta , professor, colunista, e um político. Seu trabalho concentrou-se na experiência dos afro-americanos e inclui vários poemas históricos longos. Seu trabalho foi influenciado por seu estudo do Harlem Renaissance , apesar de ter passado quase toda a sua carreira no Texas e Oklahoma .

Tolson é o protagonista do filme biográfico 2007 The Great Debaters . O filme, produzido por Oprah Winfrey , é baseado em seu trabalho com os alunos da predominantemente preto Wiley faculdade em Marshall, Texas , e seu debate com University of Southern California (USC). Tolson é interpretado por Denzel Washington , que também dirigiu o filme.

Em 1930-1931 Tolson tirou uma licença de ausência do ensino para estudar para um mestrado na Universidade de Columbia . Seu projeto de tese, "O Grupo de Harlem de Negro Writers", foi baseado em suas extensas entrevistas com membros do Harlem Renaissance . [1] [4] Sua poesia foi fortemente influenciado pelo seu tempo em Nova York. Ele completou o seu trabalho e foi premiado com o grau de mestre em 1940.
Após a formatura, Tolson e sua esposa mudou-se para Marshall, Texas , onde ensinou discurso e Inglês na Wiley faculdade (1924-1947). O pequeno, historicamente preto faculdade Episcopal Metodista teve uma grande reputação entre os negros no Sul e Tolson tornou-se uma de suas estrelas. [5]
Além de ensinar Inglês, Tolson usou suas altas energias em várias direções ao Wiley. Ele construiu uma premiada equipe de debate , a Wiley Sociedade Forense. Durante sua turnê em 1935, eles romperam a barreira da cor e competiu contra a University of Southern California , que derrotaram. [1] [6] Lá, ele também co-fundou a preto intercollegiate Associação Sul de dramático e Artes Speech, e dirigido o clube de teatro. Além disso, ele treinou o time da escola de futebol júnior. [1]
Tolson orientou os alunos como James L. Farmer, Jr. e Heman Sweatt , que mais tarde tornou-se ativistas de direitos civis. Ele incentivou seus alunos não só a ser pessoas bem-arredondado, mas também para lutar por seus direitos. Esta era uma posição controversa no segregado sul dos Estados Unidos do início e meados do século 20.
Em 1947 Tolson começou a ensinar na Universidade Langston , uma faculdade historicamente negra em Langston, Oklahoma , onde trabalhou para os próximos 17 anos. Ele era um dramaturgo e diretor da bacia de poeira teatro na universidade. Um de seus alunos em Langston foi Nathan Hare , os trabalhos pioneiros negro que se tornou o editor fundador da revista The Scholar Preto.
Em 1947, a Libéria nomeado Tolson seu poeta laureado. Em 1953, ele completou um grande poema épico em homenagem ao centenário da nação, o Libretto para a República da Libéria.
Tolson entrou para a política local e serviu três mandatos como prefeito de Langston de 1954 a 1960. [7]
Em 1947, Tolson foi acusado de ter sido ativo na organização de trabalhadores rurais e agricultores durante o final dos anos 1930 (embora a natureza de suas atividades é claro) e de ter associações esquerdistas radicais. [8]
Tolson era um homem de intelecto impressionante que criou poesia que era "engraçado, espirituoso, humorístico, palhaçada, rude, cruel, amargo, e hilariante", como revisor Karl Shapiro descreveu a Galeria Harlem. Carece de fontes? ] O poeta Langston Hughes descreveu-o como "não intelectual. Estudantes reverenciá-lo e amá-lo. Crianças a partir dos campos de algodão como ele. Perfuradores vaca entendê-lo ... Ele é um grande conversador. "[ Carece de fontes? ]
Em 1965, Tolson foi nomeado para um mandato de dois anos no Instituto Tuskegee , onde foi Avalon Poeta. Ele morreu depois de câncer de cirurgia em Dallas, Texas , em 29 de agosto de 1966. Ele foi enterrado em Guthrie, Oklahoma .
Henrietta Sino Wells (11 de outubro de 1912 - 27 de fevereiro de 2008) foi o primeiro membro feminino da equipe do debate em historicamente negra Wiley faculdade no Texas . Ela nasceu Henrietta Pauline Sino nas margens do Buffalo Bayou em Houston, Texas a um West Indian mãe solteira.
Durante seu primeiro ano no time, Wiley bater alguns dos melhores historicamente faculdades pretas incluindo Universidade Tuskegee e Universidade Howard .Eles também fez história ao participar no primeiro debate da faculdade entre brancos e afro-americanos estudantes em 1930, quando eles debatido estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Michigan . Apesar do sucesso da equipe, Ms. de Bell só foi capaz de participar da equipe de debate por um ano por causa das pressões financeiras forçaram-na a trabalhar a fim de continuar a sua educação.
Extraido do https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/Henrietta_Bell_Wells&prev=search

O Grande Desafio


                            Um bom filme para se inspirar, e aprender sobre técnicas de oratória, sem falar no contexto em que o filme aborda, a época em que aconteceram essas narrativas, os fatos vivenciados pelos personagens, um filme para prender sua atenção.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

E quando o galo cantar..........o que fazer?



E quando o galo cantar..........o que fazer?
Meu maridinho gosta muito de ter animais em casa; gato, cachorro, papagaio, periquitos e tudo mais que ele encontrar, e onde quer que ele more.
Nessa vasta criação, ele também tinha galinheiros; e sempre ele estava lá, o senhor galo! Cantando para todos, principalmente para os que detestavam.
Acho que os vizinhos deveriam pensar assim:__ "Ah! infeliz! na melhor hora do sono!" __" Ô lá em casa!!"
Até, que um belo dia, eu disse: ___Ou eles ou eu.
Mas, pra minha sorte, eu fiquei!! Ele tratou de arranjar outro lar, para todos. Uffa!. Escapei.
Certo dia um vizinho veio aqui em casa, fazer uma queixa.
E começou.........olha, vizinho, eu estou criando um galo lá em casa, ele está muito bonito, o bichinho. Rapaz! Está começando a cantar eu acho tão bom, acordo bem cedinho, vou fazer o café pra minha esposa, ela gosta muito quando eu faço e levo pra ela na cama. Vixe! ela disse até, que se soubesse já teria criado um galo a mais tempo! E ela disse mais, que vai te agradecer por isso qualquer dia desses, porque foi depois que você chegou aqui, com seus galos, que eu comecei a tomar gosto pela coisa. Tô até pensando em aumentar minha criação, será mais saudável que esses congelados que compramos em supermercados.
Mas, vizinho, só estou com um problema!
Minha vizinha do lado esquerdo, me chamou e disse:
Ei! Vizinho, o senhor está criando um galo, é?
Eu, todo orgulhoso, disse: Estou vizinha, é bom demais, não é?! Eu acordo cedo..........e comecei a dizer tudo de bom que tem acontecido em minha casa. Num é que ela disse, mas na minha casa está assim:
Meu neto, que nasceu, você sabe né? Dá o maior trabalho para dormir, muitas vezes, quando ele dorme, já está pertinho do sol raiar, seu galo canta.......ele não dorme mais. Tome uma providência, porque eu estou muito cansada, e quero dormir.
Ai, vizinho, não quero arrumar confusão com ninguém, tô com uma pena, vou ter que comer, antes mesmo de fazer uma produção maior.
Minha mulher até já disse: É filho......toda triste...... quem vai sentir pena mesmo será eu, que não vou mais receber café na cama.
kkkkkkkkkkk
Mas,é danado mesmo! Até hoje eu não fui na casa dela dizer, que desde que o neto dela nasceu, eu não consigo dormir, com ele chorando dia e noite.
Será que se eu disser, ela vai comer o neto dela também?!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Como quem ler, fiquei tentando imaginar a sena, viajando em tudo que acabara de ouvir.
E pensei......... sinto-me aliviada de ter tomado providência antes dos aborrecimentos existirem. A empatia é sempre bem vinda.
Ah! o neto da vizinha continua chorando horrores, posso ouvir de minha casa, sem muito esforço. Onde mora? Do outro lado da rua, na lateral de minha casa, e a posição da casa? Contra o vento.
Será que chora o bichinho?! Mas, ela não comeu ele não! Ainda bem. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Voilà!! (Vualá)
Abs. Geninha.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Confraternização de mais um Semestre 2016.1







Momento fraterno, cheio de significados do mundo em que vivemos do mundo que nos é possível, do mundo de nossa determinação.
Tempo propicio a reflexão, repensar valores, ponderar à vida. Tempo de reacender esperanças,tempo de valorizar acertos,tempo de refletir falhas,erros ou injustiças, tempo de aceitação,tempo de reconsiderar equívocos,tempo de renovação.
Tempo de reformular os sonhos,tempo de pensar no comportamento que gera comportamento, nisso prestar bem atenção.
No sorriso que gera sorriso, no abraço sincero que preenche a carência da alma e alivia o insistente vazio interior que nos rodeia, nessa nossa frenética busca da felicidade.
Tempo de repensarmos nossos valores e significados, tempo de convívio em harmonia e paz. tempo de granjear as boas graças da amizade, à simpatia,tempo de estabelecer e reconciliar.
Tempo de clarear a escura Fé, Fé no outro, Fé em si mesmo, Fé no que buscamos e desejamos em confiança, Fé na coragem na disposição, Fé no que virá, Fé na ventura,no contentamento de sonhar, Fé na esperança,Fé no deus que nos habita, Fé em Deus.

Lufague
Aos idealizadores e organizadores da big confraternização, Wanderson, Misleny, Layane Veyder, Henrique. Meu muito obrigada pela oportunidade de estarmos juntinhos. Tudo lindo!
Riva! Vamos subir a serra?! Rivanna.
Assim encerramos o 3º período.
4º NNA ai vamos nós!
Bons dias!
Abs. Geninha.